domingo, 20 de dezembro de 2009

       


MENSAGEM DE NATAL
Queridas irmãs e irmãos...
nesta época tão querida para todos nós, não queria deixar de partilhar um dos meus pensamentos convosco.
Hoje em dia, face a tantas amarguras e tribulações, tão próprias a esta vida terrena, nada melhor do que esta época… uma nova ocasião para estimular a nossa inspiração, a nossa fé, dando-nos a chance de ponderarmos seriamente sobre o que foi este ano que quase finda e como será, ou antes, como queremos que seja o ano que continua a este.
Cada vez mais, em mim, sinto um forte desejo de distanciamento das coisas mundanas para orar, ler, reflectir e viver uma fase de redefinições, uma fase de maior concentração em algo que considero de maior importância – o nosso profundo Amor por Deus, Pai Celestial e por Jesus Cristo.
Isto pode ser possível, não tanto pelo alheamento total mas, antes pelo contrário, por se tratar de um excelente momento para comunicarmos com o meio, conversarmos e estabelecermos metas, objectivos e acordos, escrever cartas, e-mails e fazer aqueles telefonemas que deixamos pendentes, sempre em nome de uma desculpa que não passa disso mesmo: desculpas.
Se, durante todo o ano, somos tão rápidos a arranjar todo esse tipo de desculpas, nesta época natalícia, temos a “Desculpa” necessária para fazer exactamente o contrário: fazer pausas e reflectir sobre o futuro, evitar conclusões drásticas, procurar e, ponderadamente, esperar boas oportunidades.
Esta situação é, em tudo e mais do que tudo, favorável a uma troca de presentes espirituais, que enriquecem o nosso coração e o de quem está perto de nós, agindo pela diferença e pelo poder do exemplo.
Ainda que saibamos ter razão, obstinarmo-nos é tão nocivo para nós quanto para a causa dos conflitos. Ponderemos e procuremos o equilíbrio e uma possibilidade de mediação para evitar que se possam criar mal-estar ou mal-entendidos.
É fundamental reconhecer qual é o momento de parar, mesmo quando já vamos na metade de um percurso, voltar para trás e recomeçar pelo percurso correcto.
Desta maneira podemos superar todas as dificuldades com muito mais alegria e leveza.
A alegria de estarmos junto com os outros e unirmo-nos a eles de forma agradável compartilhando pensamentos elevantes e optimistas que gerarão, em torno de si, muita harmonia.
É época de paz!!!!
Então… esta é a altura em que podemos e devemos saber apreciar estes “doces” da alma, tão carinhosamente preparados por um Pai extremoso, para podermos aproveitar ao máximo.
Hora de celebrar e festejar: Nasceu Jesus, o CRISTO, nosso Salvador, nosso Senhor, nosso e advogado. Cantemos Hossanas, honras… hinos de louvor…
Neste momento tentemos, muito seriamente, eliminar tudo o que é superficial a favor do que é essencial, sem considerar qualquer pequena coisa uma perda, porque o que se perde de um lado, eu sei ganharemos de outro. Concentremo-nos só naquilo que é realmente útil e benéfico ao nosso crescimento e desenvolvimento espiritual.
Todos desejamos ter uma relação boa e satisfatória com todas as pessoas que nos rodeiam e, para que isso aconteça, devemos exercer e usar de sinceridade e honestidade.
Mesmo com aquele irmão ou irmã que é tão diferente de nós, não nos fechemos no silêncio: mostremo-nos sempre disponíveis e, ao fazê-lo, colocaremos os outros na condição de aproximarem-se de nós com a mesma espontaneidade e alegria.
Nada devemos temer porque o momento é agora e é favorável. Poderemos ir mais longe e com todo o nosso empenho constante alcançar a meta programada.
Ao longo do nosso caminho sempre encontramos pessoas que, de uma forma ou outra, nos são importantes e influentes, que merecem a nossa confiança, que nos ajudam e acarinham mesmo sem que, tantas vezes, nos apercebamos. Ponderemos sobre esses anjos, que o Pai nos coloca no caminho e guardemos os exemplos e os conselhos que nos são dados como preciosos tesouros.
Não interrompamos ou modifiquemos o caminho que decidimos, por opção e sob convénio, seguir. Tudo evolui e os eventos correm continuamente em direcção ao objectivo final. Se assim for este movimento é positivo… vivamo-lo com consciência e assim enfrentaremos facilmente cada pequena ou grande dificuldade que se apresentar.
Sejamos sábios!
Temos, nesta altura a ocasião de evoluir pessoalmente, mostrando-nos brilhantes e entusiasmados nas tarefas que nos foram ou serão confiadas. Então evitemos dispersões porque, cada vez mais é fundamental regrarmo-nos e autodisciplinarmo-nos. Só assim, de fato, com a medida certa, poderemos obter o máximo de nós mesmos.
Acreditamos no poder do Espírito, no poder do exemplo, na revelação pessoal e no potencial divino de cada um, devendo ter sempre em mente as nossas metas e quais são os confins que não devem ser jamais superados.
Se soubermos manter a atitude correcta, poderemos, de fato, conquistar e realizar milagres, qualquer que seja a situação.
Se quisermos iniciar algo novo, levemos em conta as dificuldades que se criam sobretudo no início.
É normal… é natural…
Fé, Oração, Paciência, Ponderação, e Confiança irão ajudar-nos. No entanto, isso pode não ser só o suficiente e, se assim for, que possamos escolher alguém que possa ajudar-nos e aceitar com benevolência os conselhos dos outros.
Os momentos que vivemos não são momento fáceis e ainda que nos pareça estar mos entre trevas, devemos ter presente que a Luz, mesmo que escondida, existe. Ele vive… Ele nos ampara e nos orienta.
O meu desafio, neste Natal é que nos aventuremos a conhecer a nossa própria alma, a nossa essência, a nossa criança interior…todos fazem parte de nós, do nosso próprio Universo Espiritual.
Como podemos não os conhecer?
Como não os ouvir e seguir através do subtil sussurro que nos é colocado no coração, ouvindo abertamente e com toda a atenção tudo quanto há para nos dizer?
Paz na terra aos homens de boa vontade.
Oro para que todos possamos ter um Natal o melhor possível, agradecendo ao Pai Celestial por tantas bênçãos que nos dá, todos os dias, como se todos os dias fossem mesmo Natal e pedindo-Lhe que nos abençoe com saúde, paz, ânimo e alegria.
É com profundo Amor e carinho que vos deixo estas poucas palavras e esta humilde oração, em nome de Jesus Cristo, Ámen.
 
Irmã Vitória Reuss
Pres. da Primária da Estaca Porto Norte de Sião
                                                18.12.2009
                                                                                          
                                                                              
O CANTINHO ONDE AS LÍDERES DA PRIMÁRIA PODEM ESTAR A PAR DE TUDO ... INSTRUÇÕES, MATERIAIS, IDEIAS... AGRADECENDO QUE PARTILHEM AS VOSSAS TAMBÉM =)

(este é um site não oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizado por membros activos e empenhados na união, amor e fé em Jesus)